Como funciona a Participação nos Resultados em uma cooperativa de crédito?

Credibrf

23 de fevereiro de 2024

As cooperativas de crédito são um dos segmentos que mais crescem no Brasil. Cada vez mais, elas conquistam a preferência das pessoas que buscam por instituições financeiras que oferecem melhores vantagens e benefícios. 

E não é para menos, sendo um cooperado deste tipo de instituição financeira, você tem acesso a taxas de juros reduzidas, participação nos resultados, acesso a linhas de crédito exclusivas e muito mais.

Hoje, elaboramos este conteúdo para falar sobre o funcionamento da participação nos resultados em uma cooperativa de crédito. Aproveite a leitura!

O que é e como funciona uma cooperativa de crédito?

Uma cooperativa de crédito é uma “instituição financeira formada pela associação de pessoas para prestar serviços financeiros exclusivamente aos seus cooperados. Os cooperados são ao mesmo tempo donos e usuários da cooperativa, participando de sua gestão e usufruindo de seus produtos e serviços.” (Banco Central do Brasil).

Em outras palavras, os cooperados deste tipo de instituição adquirem poder de participar das decisões e de receber os resultados, benefícios esses que vão muito além dos oferecidos por bancos comuns.

Os associados também adquirem acesso a todos os produtos disponibilizados pela cooperativa, como empréstimos, seguros, consórcios, investimentos etc. 

Em uma cooperativa, as decisões são tomadas através de uma assembleia, que acontece periodicamente.

Podemos citar como as principais deliberações que nela ocorrem: eleição de representantes, definição de políticas institucionais, assuntos relacionados ao futuro da cooperativa, entre outros.

No Brasil, as cooperativas de crédito são reguladas por diversas leis, como a Política Nacional de Cooperativismo, disposta na Lei n. 5.764/71.

Como citamos anteriormente, os cooperados também participam dos resultados da cooperativa. A seguir, você vai entender melhor como isso funciona. 

O que é a Participação nos Resultados?

Parte dos resultados provenientes dos lucros obtidos pela cooperativa são devolvidos aos seus associados através das chamadas “sobras”, no final de cada ano-exercício – esta é a participação nos resultados.

Isso ocorre porque o cooperativismo não visa o lucro.

O destino desse valor é deliberado pelos próprios cooperados durante uma Assembleia Geral.

Eles podem decidir, por exemplo, que todo o capital de sobra seja reinvestido na própria instituição ou que os membros recebam uma parte do valor em sua conta pessoal.

Sendo assim, essa distribuição é totalmente diferente do que acontece nos bancos tradicionais, em que as sobras são consideradas lucro, sendo a participação nos resultados dividida apenas entre os acionistas.

Como ela funciona?

Durante a Assembleia Geral Ordinária ao final de cada ano-exercício, ocorre a prestação de contas através de demonstrações contábeis.

Assim, os cooperados podem analisar todos os valores apresentados. Após aprovação das contas, é apresentado como será feita a distribuição das sobras, para que a votação ocorra.

Geralmente, alguns critérios são definidos na divisão das sobras para que a distribuição seja justa e proporcional às movimentações de cada cooperado. 

Na contabilidade das cooperativas, como você viu, os resultados positivos são chamados de “sobras”, já em caso de resultados negativos, são chamados de “perdas”. 

No caso de perdas não cobertas pela Reserva Legal, elas também são distribuídas entre os cooperados, respeitando a definição estatutária.

A Credi oferece esse benefício aos seus cooperados?

Ao contrário das instituições financeiras tradicionais, a Credibrf é uma cooperativa, ou seja, aqui todos são cooperados e, por isso, participam anualmente dos resultados.

Isso significa que parte do lucro obtido pela cooperativa é distribuída aos cooperados.

Além disso, prezamos por promover e incentivar uma boa gestão financeira, proporcionando melhor qualidade de vida para nossos cooperados e seus familiares.

Quer saber como se tornar um cooperado da Credi?

Somos uma cooperativa exclusiva para os colaboradores do grupo BRF. Clique aqui e associe-se.

Se você preferir, pode ir até o posto de atendimento presencial da Credibrf em sua unidade de trabalho.

Associe-se. Acreditar é o propósito que nos move, de pessoas para pessoas há décadas, acreditamos que cooperar é o futuro!

Como faço para ser um cooperado?

Fazer parte da Credibrf é muito mais simples do que você imagina! Basta clicar no botão “Associe-se” logo abaixo, preencher, assinar a adesão e nos enviar juntamente com um documento pessoal por e-mail para relacionamento@credibrf.com.br

Se você preferir, pode ir até o posto de atendimento presencial da Credibrf em sua unidade de trabalho.

Ou você ainda pode baixar nosso aplicativo em seu celular!

   

Entre em contato