Consórcio de serviço pode ser a solução ideal para você

Credibrf

23 de fevereiro de 2024

Todos nós temos sonhos ao longo da vida, alguns deles envolvem a aquisição de bens como uma casa ou um carro, já outros estão mais relacionados a experiências, como fazer aquela viagem dos sonhos ou uma festa de casamento.

O que muitas pessoas não sabem é que também é possível viabilizar esses sonhos através de um consórcio de serviço.

Nesta modalidade de crédito você começa a pagar por determinado serviço antes de concretizá-lo, sem adicionais de juros. Por esse motivo, é a opção ideal para quem deseja se planejar e não possui pressa para adquirir algo.

Você se identifica com essas características e se interessou pelo consórcio de serviço? Então, continue a leitura e saiba por que essa pode ser a solução ideal para você!

Como funciona um consórcio?

De acordo com a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), o consórcio começou no Brasil na década de 1960, quando um grupo de amigos se uniu e cada um contribuiu com uma parcela do valor para a compra de um automóvel.

Para definir quem seria o primeiro a obter o bem, resolveram fazer um sorteio. Surgiu assim, o consórcio. 

Apesar de funcionar por muito tempo apenas para aquisição de veículos, com o passar dos anos a modalidade de crédito estendeu-se para outras finalidades.

Basicamente, o consórcio funciona com a junção de pessoas que têm um mesmo objetivo de compra e, com a ajuda de uma instituição financeira, realiza pagamentos mensais para acumular a quantia que tornará possível a obtenção do bem ou serviço.

Vale lembrar que a instituição financeira precisa ser autorizada pelo Banco Central para realizar o processo.

A contratação do consórcio é feita através de um contrato de adesão em que todas as regras são estabelecidas, como a vigência, os valores mensais, as taxas etc. 

Durante o período contratado, o consorciado pode receber a carta de crédito para adquirir o bem de duas formas: quando for o contemplado do sorteio, que acontece periodicamente em uma assembleia, ou quando fizer lances por ela.

O grupo do consórcio deve continuar com os pagamentos até o final do contrato, quando todos os consorciados terão sido contemplados. 

Os direitos e deveres dos consumidores e das administradoras de crédito são determinados na Lei Federal nº 11.795/2008, que dispõe sobre o Sistema de Consórcio. Desde sua aprovação,ela trouxe mais segurança para ambos os lados.

O que é um consórcio de serviço e para o que ele pode ser utilizado?

O consórcio de serviço é uma das modalidades de consórcios permitidas atualmente e o seu funcionamento é como os demais tipos.

A diferença é que neste caso o objetivo da aquisição não é um bem, como uma casa ou um veículo, mas sim o serviço que o consorciado desejar. 

Também é possível utilizar a carta de crédito para um serviço diferente do contratado, desde que faça parte da mesma categoria (serviços). 

Por exemplo, você fez um consórcio para dar uma festa, mas ao final do pagamento decidiu usar o dinheiro da carta de crédito para fazer uma viagem. É possível, desde que essa alteração esteja prevista no contrato firmado com a instituição financeira.

As categorias foram estabelecidas pelo Banco Central do Brasil no artigo 5º, da Circular nº 3.432. Clique aqui para conferir todas elas.

O consórcio de serviço é procurado principalmente para:

– Viagens;

– Festas de aniversário;

– Procedimentos estéticos;

– Festas de casamento; 

– Formatura;

– Reformas de imóveis; 

– Cursos técnicos e de idiomas;

– Cuidados com a saúde etc. 

Principais vantagens de um consórcio de serviço

Entre as principais vantagens de um consórcio de serviço, podemos listar:

Flexibilidade

Como citamos, a carta de crédito desta modalidade pode ser utilizada para diferentes fins;

Planejamento

É uma forma de se planejar financeiramente, afinal, você prevê os valores e quantidade de parcelas.

Isenção de juros

Não são cobrados juros.

Parcelamento 

O consórcio permite o pagamento de forma parcelada de alguns serviços que possivelmente não disponibilizariam esta opção. 

Alguns procedimentos médicos, por exemplo, não permitem o parcelamento, ou fazem a cobrança de entrada e/ou juros, o que pode dificultar o acesso do interessado ao serviço.  

Compra à vista

Na hora de adquirir o serviço, o consorciado contará com o valor integral, o que pode ser vantajoso para conseguir descontos ou benefícios pela compra à vista.

Viu só como o consórcio de serviço pode ser extremamente vantajoso?

Além das citadas acima, é possível ter acesso a mais vantagens ainda. Quer saber como? 

Sendo um cooperado Credibrf

A Credi coloca seus cooperados em primeiro lugar, por isso, oferece excelentes soluções em consórcios, com taxas atrativas e ótimo custo-benefício.

No consórcio de serviço você garante acesso a:

– Planos de pagamento de 12 a 48 meses;

– Créditos a partir de R$ 10.000,00;

– Parcelas a partir de R$ 283,00;

– Utilização para qualquer serviço. 

Está esperando o que para ter o seu poder de compra garantido? Entre em contato conosco e faça já uma simulação!

Como faço para ser um cooperado?

Fazer parte da Credibrf é muito mais simples do que você imagina! Basta clicar no botão “Associe-se” logo abaixo, preencher, assinar a adesão e nos enviar juntamente com um documento pessoal por e-mail para relacionamento@credibrf.com.br

Se você preferir, pode ir até o posto de atendimento presencial da Credibrf em sua unidade de trabalho.

Ou você ainda pode baixar nosso aplicativo em seu celular!

   

Entre em contato