Sistema de Informações de Crédito (SCR)

Credibrf

23 de fevereiro de 2024

O Sistema de Informações de Crédito (SCR) é um instrumento de registro e consulta de informações sobre as operações de crédito, avais e fianças prestados e limites de crédito concedidos por instituições financeiras a pessoas físicas e jurídicas no país pelas instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil (BACEN).

No SCR são registradas todas as informações de crédito acima de R$ 200,00 e inclui tanto operações a vencer quanto operações já vencidas (dívidas em atraso).

Confira algumas dúvidas frequentes em relação ao SCR:

Para que serve o SCR? Prover informações ao BACEN, para fins de monitoramento do crédito no sistema financeiro e para o exercício de suas atividades de fiscalização, e pode ser utilizado para que outras instituições consultem as informações de crédito de uma pessoa e analisem o risco de conceder crédito a ela.

O SCR é uma lista de restrição? Não! Ter um cadastro com os seus dados lá não significa que você terá dificuldade em conseguir crédito, pelo contrário, pode ser uma forma de aumentar as suas chances de conseguir crédito e outros produtos em instituições financeiras, pois os registros possibilitam que essas instituições conheçam melhor o seu histórico de relacionamento.

As informações que constam neste sistema podem ser positivas ou negativas, de acordo com a pontualidade dos pagamentos relacionados a produtos de crédito. 

Como consultar o SCR? O SCR pode ser acessado via portal do BACEN clicando aqui. As informações também podem ser consultadas entrando em contato com as Centrais de Atendimento ao Público do BACEN e pelo seu acesso ao gov.br.

Como e quem pode consultar o SCR? Os dados do SCR podem ser consultados por você, pelo BACEN e por outras instituições financeiras, desde que com o seu consentimento. O sistema disponibiliza o acesso às informações dos últimos 2 anos.

Qual o período de atualização do SCR? As instituições encaminham as informações dos clientes para o BACEN até o 9º dia útil de cada mês. Essas informações se referem à posição das operações no último dia do mês anterior e são processadas entre 2 a 3 dias úteis após o envio delas.

Devido ao tempo entre o envio das informações e o processamento, é comum que os dados do relatório do SCR tenham uma defasagem mínima de 20 dias em relação à última informação enviada. Portanto, caso você tenha feito algum pagamento que ainda não apareceu no registro, é só aguardar até o mês seguinte para verificar as informações mais recentes.

As informações estão erradas. E agora? Se você perceber que há algum erro nas suas informações, o melhor a se fazer é entrar em contato com a sua instituição financeira ou de pagamentos por meio dos canais de atendimento. Por esses canais, a instituição poderá explicar a divergência das informações ou mesmo alterá-las, se necessário.

Se você já teve uma dívida atrasada com alguma instituição e já quitou todo o valor, ele ainda vai aparecer lá, mas a informação de que o valor foi devidamente pago também será incluída. Da mesma maneira, se você nunca teve dívidas, isso também consta nos registros. 


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