Associe-se

O que é uma cooperativa de crédito?

Credibrf

5 de julho de 2022

Você provavelmente conhece uma cooperativa de crédito ou pelo menos já ouviu falar sobre este modelo que vem ganhando cada vez mais espaço no sistema financeiro mundial, inclusive no Brasil.

Atualmente existem mais de 85 mil cooperativas de crédito no mundo, segundo dados do WOCCU (Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito).

Diante desse cenário, vamos esclarecer o que é esse sistema, como se dá o seu funcionamento e quais são as suas principais vantagens.

Continue a leitura!

O que é uma cooperativa de crédito?

As cooperativas de crédito, também conhecidas como cooperativas financeiras, são instituições, como o próprio nome sugere, cujo principal intuito é fornecer variadas formas de crédito aos seus componentes, como empréstimos, seguros, consórcios, financiamentos, entre outros.

Elas têm ainda como objetivo a prestação de serviços exclusivamente aos seus associados/cooperados e não visam a obtenção de lucro.

A grande diferença de uma cooperativa de crédito para as demais instituições financeiras é o fato de os usuários serem considerados associados e donos da empresa ao mesmo tempo. 

Portanto, além de terem acesso aos diferentes tipos de serviços disponibilizados, os cooperados também participam da gestão do negócio.

Como ela funciona e quais são suas principais vantagens?

No Brasil, as cooperativas de crédito integram o Sistema Financeiro Nacional e são reguladas pela Política Nacional do Cooperativismo, definida pela Lei n. 5.764/71 e por normas posteriores a ela, como a Resolução do Banco Central n. 3.859, que dispõe sobre o cooperativismo de crédito.

Como citamos, as decisões tomadas por uma cooperativa de crédito precisam se basear nos interesses de seus cooperados. 

Uma pessoa interessada em se tornar um cooperado deve se associar à instituição escolhida e fazer o depósito de sua cota, que é uma contribuição que será utilizada para dar andamento nas operações e serviços que a cooperativa oferece.

O valor da cota é o mesmo para todos os cooperados e seu pagamento atesta que existe efetiva participação na instituição. Em geral, ele pode ser parcelado e não costuma ser alto, o que possibilita a adesão mesmo que a pessoa interessada possua uma renda mensal média ou baixa.

Além disso, para participar de uma cooperativa de crédito, é necessário também apresentar alguns documentos e estar ciente de seus deveres e normas, conforme disposto no Estatuto Social da associação escolhida. 

Após esse processo, o cooperado  adquire o acesso às soluções oferecidas e participa das assembleias em que todos se reúnem para tomar decisões a respeito do futuro da organização, eleger os representantes e deliberar sobre assuntos relevantes como, por exemplo, a alocação dos recursos da cooperativa.

Entre as principais vantagens de se tornar um associado de uma cooperativa de crédito estão:

– Participação nos resultados, e na situação destes serem positivos o cooperado Recebe parte das sobras obtidas ao final de cada ano-exercício; 

– Acesso facilitado e com menos burocracia que instituições financeiras tradicionais  às baixas taxas que são oferecidas, com condições de pagamento diferenciadas; 

– Possibilidade de fazer aplicações, seguros, empréstimos, financiamentos, consórcios e mais;

– Garantia de um atendimento diferenciado e personalizado;

– Gestão horizontalizada;

– Oportunidade de rendimentos diferenciados aos do mercado financeiro;

– Fazer parte da gestão, podendo colaborar nas decisões sobre o rumo da cooperativa.

Como é o trabalho realizado pela Credibrf?

A Credibrf possui mais de 90 profissionais atuando em 26 postos de atendimento, prontos para garantir o melhor atendimento para seus mais de 54 mil cooperados. 

Para fazer parte da nossa cooperativa é necessário que você seja um colaborador da BRF,  ou de empresas coligadas, controladas ou subsidiárias e faça a sua solicitação de adesão. Feito isso, você terá acesso a todas as nossas soluções

Esperamos por você. A nossa gente coopera!

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Como faço para ser um cooperado?

Fazer parte da Credibrf é muito mais simples do que você imagina! Basta clicar no botão “Associe-se” logo abaixo, preencher, assinar a adesão e nos enviar juntamente com um documento pessoal por e-mail para relacionamento@credibrf.com.br

Se você preferir, pode ir até o posto de atendimento presencial da Credibrf em sua unidade de trabalho.

Ou você ainda pode baixar nosso aplicativo em seu celular!