Crédito educacional: 5 dúvidas respondidas

Credibrf

23 de fevereiro de 2024

Das mais de 2,4 mil Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil, 87.6% são privadas, de acordo com dados do Censo da Educação Superior de 2020, produzido pelo MEC. Além disso, 77,5% dos estudantes de ensino superior no país estão matriculados nas instituições privadas.

Isso significa que grande parte da população precisa arcar com os custos de mensalidades, materiais, livros, entre outros itens, para conseguir investir nos estudos, o que pode ser um impeditivo para muita gente. 

Para que o acesso aos estudos seja uma realidade sem que a sua vida financeira fique prejudicada, é importante conhecer uma das modalidades de empréstimo disponíveis no mercado financeiro: o crédito educacional.

Seja qual for a escolha para impulsionar o seu futuro, fazer uma pós-graduação, um curso técnico, uma graduação etc., é possível através desta linha de crédito. 

Para te ajudar, respondemos 5 dúvidas comuns. Acompanhe e confira!

1. O que é crédito educacional?

O crédito educacional é uma solução para ajudar pessoas que querem investir em conhecimento, afinal, a educação é um dos maiores agentes transformadores da sociedade. 

Existem alguns modelos de crédito disponíveis no mercado, onde o pagamento dos estudos ou outros itens relacionados à educação, é realizado depois da conclusão do curso ou em pequenas parcelas mensais. 

Assim, você não precisa se preocupar com o montante integral do valor enquanto estuda.

2. Para o que o crédito educacional pode ser utilizado?

Normalmente o crédito educacional é utilizado para financiar o valor de cursos de graduação, especialização, cursos técnicos e profissionalizantes. 

Algumas instituições ainda disponibilizam o investimento para matrículas, uniformes, aquisição de materiais escolares ou equipamentos necessários, intercâmbios ou até mesmo para regularizar débitos com instituições de ensino.

3. Qual a diferença entre crédito educacional e bolsa de estudos?

As bolsas de estudo tratam-se de um benefício que pode ser fornecido por instituições de ensino ou pelo Governo Federal por meio do programa Prouni, oferecendo descontos em mensalidades ou até mesmo a isenção integral do pagamento.  

Para ter acesso às bolsas de estudos é necessário atingir pontuação específica em vestibulares, no caso de algumas instituições de ensino privadas, ou no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), para aplicação no Prouni. 

Além disso, existem alguns requisitos socioeconômicos para ter acesso ao benefício. Por isso, é importante analisar as exigências da instituição de ensino de interesse.

Já o crédito educacional você pode contratar a qualquer momento, através de instituições financeiras ou das próprias instituições de ensino que oferecem a solução.

4. Como funciona o crédito educacional da Credibrf?

O crédito educacional da Credibrf pode ser utilizado para investimento em matrículas, uniformes, aquisição de material escolar, regularização de débitos com instituições educacionais, intercâmbios e cursos de pós-graduação, entre outros itens relacionados à educação.

Essa linha de crédito também está disponível para os familiares dos associados da Credibrf e conta com taxas diferenciadas e opção de débito em folha de pagamento, assim você não precisa se preocupar com boletos e prazos.

5. Qualquer pessoa pode contratar?

Esta solução é exclusiva para os cooperados Credibrf. Para se tornar um, basta seguir dois passos simples, que são:

1º: Preencha o formulário de solicitação de adesão disponível em nosso site, clicando aqui;

2º: Envie o formulário preenchido juntamente com uma cópia de um documento de identificação para o e-mail: relacionamento@credibrf.com.br.

Se você preferir, também pode ir até seu posto de atendimento presencial, contamos com 26 deles em dez estados brasileiros.

Também dispomos de aplicativo para celular e de um site completo, com todas as informações relevantes para nossos cooperados, colaboradores da BRF, empresas associadas e coligadas. 

Se você, assim como nós, acredita que a educação pode mudar o mundo, o crédito educacional da Credi está te esperando!

Como faço para ser um cooperado?

Fazer parte da Credibrf é muito mais simples do que você imagina! Basta clicar no botão “Associe-se” logo abaixo, preencher, assinar a adesão e nos enviar juntamente com um documento pessoal por e-mail para relacionamento@credibrf.com.br

Se você preferir, pode ir até o posto de atendimento presencial da Credibrf em sua unidade de trabalho.

Ou você ainda pode baixar nosso aplicativo em seu celular!

   

Entre em contato