No dia 19 de março, o Comitê de Política Monetária (COPOM) do Banco Central do Brasil (BCB) decidiu pelo aumento da taxa básica de juros em 14,25% ao ano, um aumento de 1,00 ponto percentual (p.p.).
“O Copom então decidiu elevar a taxa básica de juros em 1,00 ponto percentual, para 14,25% a.a., e entende que essa decisão é compatível com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante. Sem prejuízo de seu objetivo fundamental de assegurar a estabilidade de preços, essa decisão também implica suavização das flutuações do nível de atividade econômica e fomento do pleno emprego.” Fonte: Banco Central
A taxa Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira. O Banco Central (BC) a utiliza como instrumento para controlar a inflação. Para evitar a disparada dos preços, o BC opera com uma meta anual de inflação. A taxa Selic ajuda o país a se manter dentro desse patamar. Ou seja, a Selic é a taxa básica de juros da economia e serve para definir as taxas de empréstimos,
financiamentos e aplicações financeiras, impactando diretamente na economia e na vida das pessoas.
Acompanhe como funciona na prática:
📈Quando sobe:
Os juros cobrados nos financiamentos, empréstimos e cartões de crédito ficam mais altos.
O que acontece:
– Desestimula o consumo;
– Favorece a queda da inflação.
📉 Quando reduz:
Tomar dinheiro emprestado fica mais barato, já que os juros cobrados nessas operações ficam menores.
O que acontece:
– Estimula o consumo e o crédito;
– Contribui com a queda do desemprego;
– Renda variável se torna mais atrativa.
Assim quando a taxa Selic está em alta, há grandes oportunidades para aplicações em renda fixa.
Conheça as soluções em investimento da Credi
Aqui disponibilizamos aos cooperados o RDC (Recibo de Depósito Cooperativo), um investimento de renda fixa exclusivo de cooperativas. Portanto, ao investir, você já tem noção de quanto o dinheiro poderá render no prazo determinado. Trata-se de uma escolha de baixo risco.
Nessa modalidade, você conta com a rentabilidade diária. Aqui na Credi, você pode investir em planos de 90, 100, 101 e 102% do CDI (Certificado de Depósito Interbancário).
O que difere cada modalidade é o rendimento e o período em que você pretende manter o dinheiro guardado, confira:
Bronze 90%
Prata 100%
Ouro 101%
Safira 102%
Antes de qualquer decisão é necessário ter conhecimento sobre a alíquota de IR aplicada sobre seus investimentos, quanto mais tempo seu capital fica investido, menor é a alíquota de imposto aplicada sobre sua rentabilidade, ela pode variar entre 22,5% e 15% dos ganhos.
O nosso diferencial é que quando o resultado anual é positivo, os cooperados que utilizam os serviços da cooperativa, como os investimentos, reforçam as sobras apuradas.
Esperamos que o conteúdo de hoje tenha ajudado você a entender as dinâmicas da taxa Selic. Continue acompanhando nosso blog para mais dicas de educação financeira. E aproveite para conhecer as soluções da Credi!
Ficou interessado?
Entre em contato agora mesmo através do nosso WhatsApp clicando aqui ou acesse o App da Credi e inicie a sua jornada de investimentos!
O roubo de celulares, infelizmente, é uma realidade no Brasil e pode causar não só prejuízos materiais, mas também expor seus dados e até suas finanças. Por isso, a credi&gente preparou um guia rápido e prático para você saber como agir nesse momento delicado e também como se prevenir. Confira: 1. Mantenha a calma e […]
Há 35 anos, escrevemos uma história construída com confiança, colaboração e o sonho de transformar vidas. Nos consolidamos como instituição financeira e nos tornamos parte da trajetória de nossos cooperados, impulsionando a realização de seus objetivos ao longo de todos esses anos. Ancorados pela cooperação e confiança, celebramos esse legado evoluindo! Em nossa Assembleia […]