A taxa Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira. O Banco Central (BC) a utiliza como instrumento para controlar a inflação. Para evitar a disparada dos preços, o BC opera com uma meta anual de inflação. A taxa Selic ajuda o país a se manter dentro desse patamar.
Além disso, ela também influencia todas as demais taxas de juros do país, um exemplo que incide sobre financiamentos, empréstimos ou aplicações financeiras.
No dia 29 de janeiro de 2025, o Banco Central do Brasil anunciou a alta da taxa Selic para 13,25% a.a. , um aumento de 1,00 ponto percentual (p.p.).
Quando a Selic sobe as aplicações em renda fixa passam a ter um retorno maior, especialmente as atreladas ao CDI.
Conheça as soluções em investimento da Credi
Aqui disponibilizamos aos cooperados o RDC (Recibo de Depósito Cooperativo), um investimento de renda fixa exclusivo de cooperativas. Portanto, ao investir, você já tem noção de quanto o dinheiro poderá render no prazo determinado. Trata-se de uma escolha de baixo risco.
Nessa modalidade, você conta com a rentabilidade diária. Aqui na Credi, você pode investir em planos de 90, 100, 101 e 102% do CDI (Certificado de Depósito Interbancário).

O que difere cada modalidade é o rendimento e o período em que você pretende manter o dinheiro guardado, confira:

Bronze 90%
- Modalidade sem valor mínimo para aplicação;
- Liquidez diária;

Prata 100%
- Modalidade sem valor mínimo para aplicação;
- Prazo de aplicação de 2 anos;
- Em caso de necessidade o resgate pode ser realizado antes do vencimento, tendo uma rentabilidade de 80% do CDI.

Ouro 101%
- Modalidade sem valor mínimo para aplicação;
- Prazo de aplicação de 6 meses;
- O resgate pode ser realizado apenas no vencimento.

Safira 102%
- Valor mínimo de aplicação R$ 1.000,00;
- Prazo de aplicação de 1 ano;
- O resgate pode ser realizado apenas no vencimento.
Antes de qualquer decisão é necessário ter conhecimento sobre a alíquota de IR aplicada sobre seus investimentos, quanto mais tempo seu capital fica investido, menor é a alíquota de imposto aplicada sobre sua rentabilidade, ela pode variar entre 22,5% e 15% dos ganhos.
O nosso diferencial é que quando o resultado anual é positivo, os cooperados que utilizam os serviços da cooperativa, como os investimentos, reforçam as sobras apuradas.
Gostou? Esperamos que o conteúdo de hoje tenha ajudado você a entender as dinâmicas da taxa Selic. Continue acompanhando nosso blog para mais dicas de educação financeira. E aproveite para conhecer as soluções da Credi!
Ficou interessado?
Entre em contato agora mesmo através do nosso WhatsApp clicando aqui ou acesse o App da Credi e inicie a sua jornada de investimentos!