Muitas pessoas procuram por instituições financeiras quando precisam de dinheiro e, por meio de financiamentos, créditos, consórcios etc. conseguem fazer a aquisição de determinado bem e realizar seus objetivos. O que muitas delas não sabem é que é possível se programar para garantir recursos a um determinado prazo, através dos investimentos financeiros.
Esse assunto ainda é considerado muito complexo pelos brasileiros, porém, isso vem mudando pois as informações estão muito mais acessíveis, proporcionando o entendimento de que qualquer pessoa pode realizar investimentos, independentemente do salário que recebe.
Para te ajudar a alcançar os seus objetivos financeiros futuros, vamos explicar nesse post como os investimentos funcionam. Continue a leitura conosco!
O que são investimentos financeiros?
Os investimentos financeiros são operações de compra e venda de determinado ativo, como ações, títulos, moedas etc. Podemos dizer que um investimento é tudo o que pode trazer um retorno financeiro futuro para o investidor.
Muitas vezes o termo investir é confundido com economizar ou poupar. Então devemos esclarecer esses termos.
Poupar ou economizar está relacionado com guardar uma parte da renda através da restrição de algum gasto, ou seja, exige mudanças de hábitos financeiros para que as entradas sejam maiores do que as saídas de dinheiro.
Já investir diz respeito a aplicar parte do seu dinheiro em uma estratégia com o objetivo de receber esse valor multiplicado em um prazo, podendo ser curto, médio ou longo.
Não é necessário ser um técnico no assunto finanças para começar a realizar investimentos, mas é importante ter educação financeira e noções básicas sobre o assunto.
A seguir, separamos algumas dicas para você começar a investir.
Como começar a realizar investimentos?
Estabeleça objetivos
O primeiro passo é estabelecer quais são os seus objetivos de curto, médio e longo prazo. Entram nesses objetivos itens como comprar um carro ou uma casa, pagar um curso ou faculdade, fazer uma reforma, realizar uma viagem etc. Ou seja, tudo o que você pretende ter ou fazer mas que não possui dinheiro nesse momento.
Determine o valor a ser investido
Faça os ajustes necessários no seu orçamento e separe a quantia desejada de sua renda que será destinada ao investimento que escolher.
Entenda o seu perfil
Geralmente as instituições financeiras fazem uma análise do perfil de cada investidor e os classificam. Cada perfil de investidor diz respeito ao nível de tolerância aos riscos, tempo do investimento, objetivos, entre outros pontos que são considerados.
Busque conhecimento
Estude quais são os tipos de investimentos disponíveis e qual é o mais adequado para você no momento.
Escolha uma instituição financeira
Quando definir como você pretende investir, procure uma instituição financeira de confiança e com credibilidade no mercado.
Como a Credibrf pode ajudar você?
Com atrativas taxas de rendimento, resgate integral, segurança e transparência, a Credibrf pode te ajudar a concretizar seus objetivos através de investimentos financeiros.
Nosso time de relacionamento é preparado para falar sobre Educação Financeira e Investimentos, sem sair do seu orçamento. Entre em contato com a nossa Rede de Atendimento.