INFORMATIVOS


15/09/2020

Assembleia Geral Ordinária/Extraordinária (AGO/E) 2020: a primeira edição digital de nossa assembleia.

 

 

 

Por conta do distanciamento social, a Assembleia Geral Ordinária/Extraordinária de 2020 foi realizada, pela primeira vez na história, em um formato totalmente digital, a fim de preservar e cuidar da saúde de todos os cooperados. No dia 11/09/2020, o evento foi realizado ao vivo pelo Teams e, para tornar a votação possível, utilizamos a plataforma Curia um ambiente virtual em que os cooperados puderam votar nas pautas e eleger nova gestão para o conselho fiscal.

Imagem dos participantes na Assembleia Digital 2020, via plataforma Teams.

 

As Assembleias Gerais Ordinárias em cooperativas acontecem, obrigatoriamente, pelo menos uma vez ao ano, e têm, como objetivo, tornar a gestão mais democrática para todos os membros. Por isso, todos os cooperados aptos têm direitos iguais de voto.

Ainda que de forma online, a edição teve um excelente número de participantes: 169 pessoas marcaram presença e acompanharam 1h30 de transmissão.

 

O QUE FOI FALADO?

Estes foram os principais assuntos da AGO:

1. Prestação de Contas do Exercício de 2019, compreendendo:

a) Relatório de Gestão, incluindo Prestação das contas FATES e Expansão;

b) Balanço Patrimonial;

c) Demonstração de Sobras e demais Demonstrativos;

d) Parecer do Conselho Fiscal;

e) Parecer da Auditoria de Balanço;

2. Apresentação e Aprovação dos Fundos de Reserva existentes;

3. Aprovação dos Orçamentos para 2020: Operacional, FATES e Expansão; Aprovação dos valores de honorários, gratificações e cédula de presença dos membros da Diretoria Executiva;

4. Destinação das sobras apuradas no exercício de 2019;

5. Eleição dos membros do Conselho Fiscal;

6. Assuntos gerais de interesse da Cooperativa, sem caráter deliberativo.

Já na AGE, o principal assunto foi a Reforma do Estatuto Social.

 

Imagem do Balanço Patrimonial  exibido via plataforma Teams.

  

Imagem do Resultado acumulado após sobras e retorno ao cooperado exibido via plataforma Teams.

 

Após os votos, a chapa foi aprovada com a maioria dos votos e os membros do Conselho Fiscal farão parte da gestão até 2022.

Imagem dos representantes da Chapa eleita.

E O QUE DIZEM OS COOPERADOS SOBRE O EVENTO?

“Como associada da Cooperativa me senti feliz por participar da Assembleia como presidente Ad hoc representando os demais colegas cooperados. Com relação aos resultados: os dados foram apresentados de forma clara e transparente e todas as alterações propostas ao Estatuto são necessárias. Já o formato da Assembleia online proporcionou a participação simultânea de muitas unidades e entendo que é algo que veio para ficar.”

Laurita Zago - Cooperada há 23 anos. Neste evento, ela foi indicada como presidente Ad hoc.

 

“Muito gratificante representar os cooperados na AGO/2020 da CREDBRF. Sabemos a importância que a CREDBRF representa para os colaboradores da BRF, cooperados.”

Ricardo Strapazzon – Cooperado há 28 anos. Neste evento foi indicado como secretário.

 

“A CrediBRF vem crescendo e se tornando uma das maiores cooperativas independentes. Tenho orgulho em fazer parte de uma instituição financeira cooperativa que atende associados em todas as regiões do país, de diferentes classes sociais e culturais. Este ano de 2020 foi marcado por muitos desafios, que nos proporcionaram grandes oportunidades. Pela primeira vez na história da nossa CrediBRF foi realizado uma AGO/E de formato digital, online com transmissão ao vivo. Fiquei muito feliz em participar e contemplar o entusiasmo e alegria de cooperados na unidade de VSA exercendo seu papel de dono democraticamente.”

Marcio Melo – Colaborador CrediBRF e cooperado há 5 anos. Líder PA Vitória do Santo Antão.

 

AGRADECEMOS A TODOS

A primeira experiência online da Assembleia nos mostrou que, mesmo de longe, seguimos com a essência da CrediBRF, com os princípios e valores do cooperativismo: a proximidade com o cooperado e a democracia. Por isso, agradecemos a todos os cooperados que fizeram parte deste momento histórico.

 

 


    Voltar