Associe-se

Qual é o futuro do cooperativismo no Brasil?

Credibrf

5 de julho de 2022

A cooperativa é um modelo organizacional que vem ganhando destaque na economia do nosso país, e este é um bom momento para comentarmos sobre qual é o futuro do cooperativismo?

Neste artigo você vai entender como ele funciona, seu cenário atual e quais as projeções para o futuro do cooperativismo nos próximos anos.

O Sistema Cooperativista é norteado por princípios definidos desde a primeira cooperativa da história, que são: adesão voluntária e livre; gestão democrática; participação econômica dos membros; autonomia e independência; educação, formação e informação; intercooperação; e interesse pela comunidade.

A seguir, vamos conhecer o funcionamento desse sistema. 

Como funcionam as cooperativas?

Em uma cooperativa de crédito ou cooperativa financeira, o objetivo é oferecer serviços para os seus cooperados, como créditos, investimentos, entre outros.

Neste modelo de negócio, os cooperados são considerados “donos da empresa”, pois além de desfrutarem dos serviços, também participam de decisões importantes através de assembleias gerais ordinárias ou extraordinárias.

Nessas assembleias algumas decisões são discutidas, como o futuro da cooperativa, eleição de representantes, definição da política de distribuição das sobras e outros assuntos relevantes.

Assim, todos podem opinar e deliberar sobre os temas importantes do negócio. 

Além deste nicho, existem outros seis ramos de cooperativas, são eles: agropecuário; saúde; transporte; consumo; trabalho; produção de bens e serviços; e infraestrutura. 

No Brasil, as cooperativas fazem parte do Sistema Financeiro Nacional e, segundo a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), existem diversas leis que as regulam, como a Política Nacional de Cooperativismo, que é definida pela Lei n. 5.764/71

Qual é o cenário atual das cooperativas no Brasil?

As cooperativas são muito importantes para o Brasil, pois impactam no desenvolvimento econômico através de boas oportunidades de produtos financeiros acessíveis pela população.

Isso sem mencionar o fato de que elas se preocupam com o desenvolvimento social das comunidades em que estão inseridas.

Mesmo com os desafios trazidos pela pandemia, o cooperativismo continua crescendo e transformando a realidade de milhares de brasileiros.

O Sistema OCB produz o Anuário do Cooperativismo Brasileiro, que traz números e evoluções dessas organizações.

Na última versão publicada (2021), alguns pontos sobre o cooperativismo no Brasil merecem destaque. Separamos os principais deles:

– O número de cooperativas no Brasil ultrapassa os 5 mil; 

– Existem mais de 15 milhões de cooperados; 

– As mulheres representam 38% do número de cooperados;

– Possuímos quatro das 300 maiores cooperativas do mundo;

– O cooperativismo gera mais de 427 mil empregos;

– No ramo de Crédito, são mais de 800 cooperativas com registro ativo junto à OCB;

– Os ativos totais do ramo de crédito superaram R$ 310 bilhões em 2019.

Quais são as projeções para o futuro do cooperativismo no país?

Como visto, os números do cooperativismo no Brasil apresentam um crescimento significativo.

Assim, podemos dizer que esse é um dos modelos de negócio do futuro, pois o mercado está cada vez mais atento a esse tipo de organização que se baseia na filosofia da união de pessoas, atendendo às necessidades do coletivo e promovendo a autonomia dos seus integrantes.

Também podemos citar a sua relevância em relação à educação financeira, devido a participação dos cooperados nas decisões. 

Além disso, o cooperativismo vem mudando a vida de muita gente, gerando mais oportunidades, melhorando a qualidade de vida e transformando os ambientes em que estão inseridas.

Portanto, a tendência é que essas organizações ganhem cada vez mais espaço no nosso país e no mundo.

E você, já faz parte de uma cooperativa? Está pronto para o futuro do cooperativismo? Independentemente da sua resposta, que tal conhecer mais sobre ele?

Com toda a certeza você vai encontrar benefícios que vão ao encontro do que você procura.

Agora, se você é colaborador da BRF ou de suas afiliadas e coligadas, sabia que a Credibrf é exclusiva para você? Conheça tudo sobre nossa cooperativa e o que ela pode fazer para melhorar a sua vida acessando nosso site!

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Como faço para ser um cooperado?

Fazer parte da Credibrf é muito mais simples do que você imagina! Basta clicar no botão “Associe-se” logo abaixo, preencher, assinar a adesão e nos enviar juntamente com um documento pessoal por e-mail para relacionamento@credibrf.com.br

Se você preferir, pode ir até o posto de atendimento presencial da Credibrf em sua unidade de trabalho.

Ou você ainda pode baixar nosso aplicativo em seu celular!