Associe-se

Financiamento de veículo ou consórcio auto: qual a melhor opção?

Credibrf

14 de agosto de 2022

Seja para trabalhar, viajar, economizar tempo, ter mais liberdade e conforto no dia a dia, entre outros, comprar um carro é vontade de muitas pessoas. 

Nesse momento, duas oportunidades podem ajudar a transformar esse desejo em realidade: o financiamento de veículo e o consórcio auto. E como escolher a melhor opção para você?

Primeiramente é importante deixar claro que ambas as opções possuem vantagens e objeções, a melhor escolha para o seu caso vai depender da sua situação financeira atual e do seu objetivo com essa aquisição.

Pensando nisso, separamos as principais vantagens e desvantagens das duas modalidades de compra, assim, você será capaz de avaliar os pontos relevantes para a sua realidade. Continue a leitura!

Quais as principais vantagens e desvantagens de um financiamento de veículo?

Um financiamento pode ser entendido como um contrato de crédito entre uma instituição financeira e uma pessoa que precisa de dinheiro para determinado objetivo, como a compra de um veículo.

Nesta modalidade de compra, o cliente garante o valor para adquirir seu bem e realiza o pagamento em médio e longo prazos, com acréscimo de juros e taxas.

Entre as principais vantagens de um financiamento de veículo, três delas são as mais relevantes:

Compra imediata: esse é um benefício importante para quem deseja comprar um carro imediatamente, em seguida da assinatura do contrato logo você já dispõe do bem em mãos.

Dispor de uma parte do valor do bem: este valor pode ser utilizado como entrada, e assim, é possível reduzir o valor financiado, consequentemente, diminuir as parcelas. 

Adiantamento de parcelas: é possível fazer o adiantamento de parcelas futuras caso você tenha disponível um valor para isso. Assim você conseguirá quitar o financiamento antes do previsto e com menos juros. 

Já quanto às desvantagens do financiamento, podemos citar a cobrança de juros, requisitos mínimos para contratação, a análise de crédito criteriosa e o risco de perder o bem em caso de inadimplência.

Quais as principais vantagens e desvantagens de um consórcio auto?

Podemos definir o consórcio auto, de maneira simples, como a junção de um grupo de pessoas para formarem uma “poupança” em comum, a fim de alcançar o objetivo compartilhado de comprar um carro. 

Ao contrário do financiamento, em que você empresta o dinheiro para fazer uma compra e realiza o pagamento depois, no consórcio você faz o pagamento das parcelas antes de adquirir o bem, fazendo seu pagamento à vista, futuramente. 

Entre as vantagens dessa modalidade, podemos citar três principais: 

Não há taxa de juros: o consórcio possui menor custo financeiro, isso porque não há cobrança de juros. Há apenas uma cobrança chamada “taxa administrativa”, que é dividida entre as parcelas, de forma fixa.

Não exige valor de entrada para adesão: o consórcio é composto apenas por parcelas mensais.

Possibilidade de desistência: no caso de desistência em até sete dias, não há necessidade de pagamento de multas. O valor já pago é restituído.

Já entre as desvantagens de um consórcio, podemos citar como a principal o tempo incerto para aquisição do seu carro, isso porque o recebimento da carta de crédito vai depender do sorteio realizado mensalmente pela instituição financeira. 

Outra desvantagem é o risco de inadimplência: uma vez que algum membro do grupo não faz o pagamento das parcelas, é possível que o valor dos demais contribuintes sofra alteração. 

Diante disso, podemos entender que o consórcio é a melhor opção para quem está procurando por uma compra ou troca de carro de forma planejada, ou seja, de médio a longo prazo.

Através de uma simulação é possível verificar o valor das parcelas e o tempo do contrato, assim você pode comparar com outras opções.

Como funcionam essas modalidades oferecidas pela Credibrf ao seus cooperados?

A Credibrf disponibiliza aos seus cooperados as duas modalidades de compra.

Com o consórcio auto você pode adquirir o seu tão sonhado carro novo ou seminovo, com até sete anos de uso. Além disso, você garante planos com pagamento em até 96 meses e parcelas a partir de R$ 380,00.

Já se você quer realizar esse sonho o quanto antes, o nosso financiamento de veículo espera por você.

Com ele, você também poderá adquirir veículos novos ou seminovos, com até cinco anos de uso e parcelar em até 60 meses, com uma das taxas mais acessíveis do mercado. *Financiamento válido para os dez estados de atuação da Credibrf.

Agora que você já conhece duas ótimas opções para viabilizar seus planos, faça uma simulação e escolha a melhor solução para você!

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Como faço para ser um cooperado?

Fazer parte da Credibrf é muito mais simples do que você imagina! Basta clicar no botão “Associe-se” logo abaixo, preencher, assinar a adesão e nos enviar juntamente com um documento pessoal por e-mail para relacionamento@credibrf.com.br

Se você preferir, pode ir até o posto de atendimento presencial da Credibrf em sua unidade de trabalho.

Ou você ainda pode baixar nosso aplicativo em seu celular!