A educação financeira não é um tema muito trabalhado no Brasil, diferentemente de alguns países que colocam esse assunto como parte da grade curricular dos estudantes.
Mas isto vem mudando devido à facilidade de acesso à informação, por isso, cada vez mais as pessoas estão interessadas em aprender sobre esse conteúdo.
Recentemente nos deparamos com o impacto de uma crise, em que ficou claro que ter uma boa educação financeira faz uma enorme diferença.
Quando temos uma boa gestão financeira conseguimos lidar melhor com o dinheiro, saber exatamente quanto gastamos no mês, quanto conseguimos guardar etc.
Se você está interessado (a) em saber como funciona a educação financeira, continue a leitura.
O que é educação financeira?
De maneira geral, a educação financeira consiste em práticas para melhorar a sua qualidade de vida, planejar-se financeiramente e alcançar objetivos. Mas isso não consiste apenas em aprender a guardar dinheiro e cortar os gastos, questões emocionais também devem ser trabalhadas.
A partir de perguntas como “eu estou comprando por necessidade ou emoção?”, “eu realmente preciso deste item no momento?” ou “qual a minha situação financeira no período?”, torna-se possível manter a consciência na hora de gastar o seu dinheiro.
Além das questões acima, você pode aprender a economizar dinheiro, controlar o seu orçamento mensal e fazer investimentos futuros.
Como ela pode ajudar você a regular suas finanças?
Algumas pessoas acreditam que uma gestão financeira só é necessária para quem recebe muito dinheiro, mas na verdade, conseguir controlar e se planejar é uma possibilidade para todos, dentro da realidade de cada um.
Para isso, separamos alguns benefícios que uma educação financeira pode trazer para a sua vida:
- Oportunidade de realizar planos;
- Ficar em dia com as suas contas;
- Fazer o seu dinheiro render;
- Consumir com qualidade;
- Diminuir o estresse;
- Ter mais qualidade de vida;
- Garantir uma reserva financeira;
- Realizar os seus sonhos.
A educação financeira vai te ajudar a regular as suas finanças através do equilíbrio financeiro da sua vida. Para dar início ao gerenciamento do seu dinheiro, separamos algumas dicas.
Dicas para criar hábitos de consumo saudáveis e realizar sonhos
- Tente gastar menos do que você ganha: ter um saldo do seu salário, por menor que seja, vai tornar possível os próximos hábitos;
- Faça um planejamento financeiro: uma planilha é uma ótima ideia para fazer um planejamento, colocando os seus gastos fixos e variáveis. Isso vai te ajudar a identificar como você gasta o seu dinheiro;
- Seja menos consumista: avalie melhor as compras antes de as realizar apenas por impulso;
- Faça investimentos: entenda-se por investimento tudo aquilo que te trará algum retorno no futuro, seja em estudos, aplicações, compra de um material para otimizar o trabalho etc.;
- Evite compras parceladas: compre à vista sempre que possível, desta forma fica mais difícil perder o controle dos seus gastos e se endividar;
- Estude: procure por cursos de educação financeira, leia livros sobre o assunto. O conhecimento é o melhor caminho.
Colocando esses hábitos em sua vida, separar um tempo para se organizar e investir em conhecimento financeiro, farão com que você adote um consumo consciente e alcance seus objetivos.
Se precisar de ajuda, conte com a Credibrf! Seja através da Academia Credibrf Cooperados, seja através do Crediplay, por meio de nossas redes sociais ou blog, fornecemos orientações para você alcançar a tão sonhada estabilidade financeira.