Associe-se

Cooperativa x Banco: quais as principais diferenças?

Credibrf

5 de julho de 2022

Ambas são instituições financeiras fiscalizadas pelo Banco Central e oferecem produtos em comum. Cooperativa x banco: então, afinal, qual é a diferença entre eles? 

Apesar de muitas semelhanças, as cooperativas de crédito e os bancos são organizações muito diferentes quando analisamos a natureza e estrutura de cada uma delas. 

Para entender melhor como funcionam esses dois sistemas e quais são as principais diferenças e semelhanças entre eles, continue a leitura.

Definição de cooperativa e de banco

Segundo o próprio Banco Central do Brasil, a cooperativa de crédito é uma “instituição financeira formada pela associação de pessoas para prestar serviços financeiros exclusivamente aos seus associados.

Os cooperados são ao mesmo tempo donos e usuários da cooperativa, participando de sua gestão e usufruindo de seus produtos e serviços.”

Portanto, os associados de uma cooperativa possuem acesso a maioria dos serviços oferecidos pelos bancos, porém, os seus usuários são considerados também donos, podendo participar das decisões e resultados da instituição através das Assembleias Gerais.

Já os bancos são instituições financeiras que através da captação de dinheiro de clientes, possibilita empréstimos a outros. Sendo assim, fazem a circulação do dinheiro e colaboram para a manutenção do comércio. 

Cooperativa x banco: quais as principais semelhanças e diferenças entre eles?

Gestão

A gestão de um banco, em geral, é feita por acionistas, enquanto nas cooperativas a responsabilidade é dos próprios cooperados. 

Formação

Os bancos são sociedades de capital, já as cooperativas são sociedades de pessoas. 

Poder de decisão

Cada associado de uma cooperativa tem um voto nas decisões, já nos bancos o poder de um acionista vai ser proporcional a sua parte nas ações e os clientes não possuem voz em relação às decisões da instituição. 

Objetivo

O principal objetivo dos bancos é lucrar, enquanto o das cooperativas é o de fazer a gestão dos recursos financeiros de uma maneira que beneficie a todos. 

Resultados

As sobras dos resultados obtidos são divididas entre os associados em uma cooperativa, já em um banco o lucro é dividido entre os acionistas apenas. 

Já as semelhanças, como citamos anteriormente, concentram-se em relação aos produtos oferecidos por ambas e ao fato de as duas serem consideradas instituições financeiras fiscalizadas pelo Banco Central. 

Vantagens de uma cooperativa de crédito

Muitas vezes nos deparamos com uma escolha que pode parecer complicada: cooperativa x banco. Seja para abrir uma conta, para pedir crédito, realizar investimentos, fazer consórcios, contratar seguros e outras operações, existem dúvidas sobre se a cooperativa pode ser a melhor opção.

Por isso, vamos apresentar os principais benefícios de uma cooperativa. Uma cooperativa de crédito apresenta vantagens como:

– Valores praticados com porcentagem até 20% menor que os bancos;

– Interesse pelo desenvolvimento da comunidade de acordo com os seus princípios;

– Atendimento humanizado diferenciado e personalizado;

– Decisões tomadas de maneira democrática; 

– Participação nos resultados;

– Preocupação com o impacto social etc. 

Não é à toa que um estudo do Banco Central mostrou que a carteira de crédito das cooperativas aumentaram em 134,6% em cinco anos (2016 a 2020). São muitas vantagens e operações financeiras diferenciadas.

E, se você é colaborador BRF, de suas coligadas, subsidiárias, BRF Previdência, sabia que a Credibrf é uma cooperativa de crédito exclusiva para você?

Já são mais de três décadas de atuação, sempre com foco no desenvolvimento de nossos associados. conheça mais sobre a Credi clicando aqui!

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Como faço para ser um cooperado?

Fazer parte da Credibrf é muito mais simples do que você imagina! Basta clicar no botão “Associe-se” logo abaixo, preencher, assinar a adesão e nos enviar juntamente com um documento pessoal por e-mail para relacionamento@credibrf.com.br

Se você preferir, pode ir até o posto de atendimento presencial da Credibrf em sua unidade de trabalho.

Ou você ainda pode baixar nosso aplicativo em seu celular!