Como a queda na taxa Selic influência na sua vida financeira.

Credibrf

23 de fevereiro de 2024

A taxa Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira. O Banco Central (BC) a utiliza como instrumento para controlar a inflação. Para evitar a disparada dos preços, o BC opera com uma meta anual de inflação. A taxa Selic ajuda o país a se manter dentro desse patamar.

Além disso, ela também influência todas as demais taxas de juros do país, a exemplo daquelas que incidem sobre financiamentos, empréstimos ou aplicações financeiras.

No dia 01 de novembro de 2023, o Banco Central do Brasil anunciou um corte na taxa Selic de 12,75% para 12,25% e com isso, a taxa básica de juros do Brasil foi reduzida pelo Copom pela terceira vez seguida. 

Quando a Selic cai, a vida financeira dos brasileiros é impactada de duas formas:

  • Os empréstimos ficam mais baratos;
  • Aplicações em renda fixa passam a ter um retorno menor, especialmente as atreladas ao CDI.

Ou seja, se está pensando em colocar em prática aquele projeto, realizar um sonho ou concretizar um objetivo e precisa recorrer a um empréstimo ou financiamento, chegou a hora, e o melhor, conte com a Credi para isso!

Do outro lado em momentos assim, os investidores ficam em dúvida em como redistribuir seus investimentos para garantir os melhores ganhos dentro do perfil e tolerância ao risco de cada um.

Antes de qualquer decisão é imprescindível ter conhecimento sobre a alíquota de IR aplicada sobre os seus investimentos, quanto mais tempo seu capital fica investido, menor é a alíquota de imposto aplicada sobre a sua rentabilidade, ela pode variar entre 22,5% e 15% dos ganhos.

Conheça as soluções em investimento da Credi

Na Credi disponibilizamos aos cooperados o RDC (Recibo de Depósito Cooperativo), um investimento de renda fixa exclusivo de cooperativas. Portanto, ao investir, você já tem noção de quanto o dinheiro poderá render no prazo determinado. Trata-se de uma escolha de baixo risco.  

Nessa modalidade, você conta com a rentabilidade diária. Aqui na Credi, você pode investir em planos com rentabilidade de 90, 100 e 102% do CDI (Certificado de Depósito Interbancário)​. 

O que difere cada modalidade é a remuneração e o período em que você pretende manter o seu dinheiro guardado, confira:

Bronze 90%: Sem valor mínimo para investimento e liquidez diária;

Prata 100%: Sem valor mínimo e prazo de resgate de 361 dias;

Ouro 102%: Valor mínimo de R$1.000,00 e prazo de resgate de 2 anos.

Em caso de necessidade o resgate das modalidades Prata 100% e Ouro 102%, pode ser feito antes do prazo, tendo uma rentabilidade de 80% do CDI. 

O nosso diferencial, é que quando o resultado anual é positivo, os cooperados que utilizaram os serviços da cooperativa, como os investimentos, compartilham as sobras apuradas. 

Gostou? Esperamos que o conteúdo de hoje tenha ajudado você a entender as dinâmicas da taxa Selic. Continue acompanhando nosso blog para mais dicas de educação financeira. E aproveite para conhecer as soluções da Credi.

Ficou interessado?

Entre em contato agora mesmo clicando aqui ou visite um de nossos postos de atendimento presencial, contamos com 26 deles em dez estados brasileiros.

 

Como faço para ser um cooperado?

Fazer parte da Credibrf é muito mais simples do que você imagina! Basta clicar no botão “Associe-se” logo abaixo, preencher, assinar a adesão e nos enviar juntamente com um documento pessoal por e-mail para relacionamento@credibrf.com.br

Se você preferir, pode ir até o posto de atendimento presencial da Credibrf em sua unidade de trabalho.

Ou você ainda pode baixar nosso aplicativo em seu celular!

   

Entre em contato